domingo, 13 de setembro de 2009

Noite da Fondue!!!

Boa tarde amigos blogueiros!!!

Aqui em BH os últimos dias tem sido muito quentes, abafados. Na última sexta-feira a temperatura baixou um pouquinho e aproveitei para fazer um fonduezinho de queijo que ficou delicioso. Na verdade, eu estava louca para estrear um conjunto para fondue, que comprei em uma promoção nas Lojas Americanas ...rs. Foi uma ótima oportunidade!

Estive pesquisando um pouquinho sobre essa delícia e vejam o que encontrei:

Apesar da palavra Fondue ter um leve sotaque francês, a origem do fondue vem da suíça e significa fundido.
O fondue é preparado dentro de uma panelinha especial para preparo de alimentos em banho-maria. Esta panelinha é colocada sobre uma base chamada réchaud. Nesta base colocamos uma espécie de lamparina, muito semelhante as antigas lamparinas a óleo. Nesta lamparinha colocamos álcool e há um álccol especial para fondue, por possuir alto teor, ou seja, se usar álcool comum sua chama não ficará acesa por muito tempo.
Para iniciarmos na arte do fondue é essencial a escolha da panela certa. Há panelinhas especiais para carne, chocolate ou queijo. No fondue de carne o óleo que será aquecido, deverá permanecer numa temperatura mais alta que os demais. Neste caso, a panela é normalmente mais fina e de metal (cobre é muito bom, alumínio ou inox).
Para fondues de queijo e chocolate encontramos panelinhas mais grossas. Estas mantém uma temperatura costante e não queimam o fundo e nem os cremes.
Fondues de queijo podem ser preparados em panelinhas de cerâmica e os de chocolate em panelinhas de vidro.
Há panelinhas de alumínio misturadas com cerâmica, que servem tanto ao doce chocolate como aos salgados queijo e carne. Seria o ideal para podermos experimentar todos os sabores. O ideal é escolhermos uma que aqueça nossas misturas de forma uniforme.
Além dos requisito “estar na penelinha aquecido” o fondue exige garfinhos especiais. Eles são finos e compridos, com 2 dentes (ou mais), com cabos coloridos para identificar de quem é quem na hora do vamos ver.
Fonte: www.melhoramiga.com

Acontece, que na vida real as coisas são um pouquinho diferentes e não dá para comprar o modelito mais adequado para cada tipo, né? Então, vou aproveitar o meu para fazer os três tipos: queijo, carne e chocolate. (E seja o que Deus quiser ...rs)

Comecei pelo de queijo, que vai muito bem acompanhado por vinho tinto.

As imagens não ficaram muito boas, mas registrei mesmo assim:

O cenário ficou bem romântico e agradou o maridoco ...


Aqui, o ambiente mais iluminado


Detalhes da mesa, com a estrela: o parelho para fondue!

Observem o "descanso". No ano passado tivemos problemas com o piso do apartamento e precisamos trocar as cerâmicas da sala (de estar/jantar). Muitas peças saíram inteiras e estão sendo reaproveitas, aos poucos. Aí está uma boa idéia: foram devidamente limpas, cobri todo o "verso" com feltro para não arranhar e improvisei adesivos: imagens da internet, impressas em papel reciclado e coladas com cola branca. Para finalizar, uma demão de verniz. Fiz um conjuntinho com três modelos diferentes, depois eu mostro todos.

Para dar um toque romântico copiei uma velha idéia: copos de vidro, com pétalas (e galhinhos) de rosas e uma velinha, para iluminar:


E então, o que acharam? Quem tiver receitas de fondue pode me enviar, porque pretendo repetir muitas vezes "a Noite da Fondue"!
Beijos

Um comentário:

  1. Nossa!! Ficou tudo de muito bom gosto, romântico... tudo lindo!!! Adorei a idéia do descanso.
    Eu adoro fondue, fazia muito qdo morava no sul agora aqui no Pará, sem condições... hj mesmo deve de ta uns 40Cº.
    Beijussssss

    ResponderExcluir